top of page

E qual o tratamento para ansiedade?

Se você ainda não leu nossos posts sobre o que é ansiedade e sobre crise de ansiedade, corre lá!!

Agora vamos falar um pouco sobre o tratamento do transtorno de ansiedade.

Para iniciar o tratamento para ansiedade, primeiro você precisa passar por uma avaliação com psicólogo ou psiquiatra e o tratamento mais adequado vai ser indicado:

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) trás excelentes ferramentas de autoconhecimento e mudança para te auxiliar a mudar os padrões de pensamentos e comportamentos que geram ansiedade. Também auxilia no enfrentamento das crises e na organização de uma vida mais prazerosa e saudável.

Junto com o terapeuta, você vai ser convidado a explorar suas emoções de forma curiosa: o que essa ansiedade está dizendo sobre o que aconteceu e acontece em sua vida? E estimulado a enfrentar seus medos, passo a passo, no seu ritmo, mas de forma crescente.

Você pode iniciar um exercício de auto-observação proposta pela TCC, que é o modelo A-B-C. Tente notar e anotar, quando perceber a ansiedade surgindo:

  • A é o "antecedente", popularmente conhecido como gatilho, a situação que dispara a ansiedade. Qual foi o gatilho para a sua ansiedade?

  • B (behaviors) são suas crenças e comportamentos: Que coisas passaram pela sua cabeça? Ex.: "eu não vou conseguir", "isso é muito difícil", "algo vai dar errado"... E o que você fez? Ex.: se isolou, ficou quieto, começou a falar sem parar, brigou com alguém…

  • C, de consequências: a ansiedade passou, mas… perdeu uma prova / um cliente, gerou um desgaste em um relacionamento…

Ao fazer esse exercício, você pode ir descobrindo como sua ansiedade funciona e passar a ter ideias de como lidar com ela. Você pode conversar sobre isso com alguém de confiança e o ideal é pedir ajuda a um terapeuta neutro para guiá-lo em suas descobertas.



Tratamento ansiedade; ansiedade; TCC

Estratégias de Mindfulness e Autocompaixão são grandes aliadas no tratamento com a TCC, e essas práticas têm trazido resultados eficazes em reduzir ansiedade, depressão e tratamento de transtornos de personalidade. Seu terapeuta vai ajudar a desenvolver a atenção plena, foco no presente e ação focadas nos valores para te ajudar a ressignificar a ansiedade em sua vida.

A ansiedade restringe a nossa atenção e passamos a nos concentrar nas ameaças, ou seja, nos riscos da vida, preocupações diversas e até nas nossas reações físicas de ansiedade. Dessa forma, ficamos obcecados pelo futuro e muitas vezes, perdemos o que está acontecendo no presente.

O trabalho com o Mindfulness vai ajudar você a sintonizar com a vida que temos para ser vivida: no agora. É quando aquilo que importa realmente acontece!

É normal que tentemos evitar pensamentos e sentimentos negativos e que fiquemos reativos às sensações "ameaçadoras". Porém, também desejamos viver uma vida de valor, uma vida significativa. E aí que temos o problema: uma vida significativa é uma vida inteira, em teremos que enfrentar dor em determinadas circunstâncias.

O foco da TCC baseada em Mindfulness será ajudá-lo a não se limitar em escolhas importantes para evitar experiências dolorosas, ou viver sempre tentando controlar tudo. Mas sim, fazer escolhas importantes e aceitar experimentar a vida como um todo: com suas dores e alegrias.



Mindfulness e ansiedade

O tratamento farmacológico, com medicação também pode ser indicado. Para tanto, se faz necessário avaliar alguns fatores e critérios a serem considerados, como por exemplo, histórico familiar (predisposição genética), há quanto tempo os sintomas surgiram, quais são os impactos e interferências da ansiedade nas atividades do dia-a-dia, qual a intensidade desses sintomas, entre outros. O cérebro é composto por substâncias químicas, é o "computador central" do nosso corpo, situado dentro da caixa craniana, faz parte do sistema nervoso, para onde vão todas as informações que recebemos, de forma bem resumida, todas as informações vão sendo processadas através de neurotransmissores que são responsáveis por nossas emoções e por regular os comportamentos emocionais. Em casos de maior prejuízo nas atividades cotidianas, no estado mental, emocional e social do indivíduo, o tratamento medicamentoso é extremamente necessário, pois existe um déficit, um desequilíbrio químico influenciando o funcionamento neurológico do cérebro.

Importante ressaltar que o psicólogo pode fazer avaliação contextual e sintomática para encaminhar o paciente ao psiquiatra. Psicoterapia e tratamento medicamentoso são bastante eficientes em casos patológicos de ansiedade.

Entre em contato para conversar com as psicólogas do Instituto Trilhas pelo nosso WhatsApp ou chat, estamos prontas para te atender.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page