top of page

Estou tendo uma crise de ansiedade! O que eu faço?

O primeiro passo é compreender que é uma crise de ansiedade. Ter consciência do que se trata, as sensações são muito desconfortáveis, mas elas irão passar. Lembre-se que a principal emoção por trás é o medo. O segundo passo é focar na sua respiração. Respirar profundamente e soltar o ar pela boca, o seu cérebro precisa de oxigênio. Preste atenção na sua respiração. O terceiro passo é se perguntar - “Eu realmente estou em perigo?” “Que evidência eu tenho de que realmente algo muito ruim vai acontecer?" “Qual a probabilidade de eu não sobreviver a esse acontecimento?” Através da respiração e dos questionamentos você vai mostrando pro seu organismo que está tudo bem, que não existe de fato motivo para ele se preparar para lutar ou fugir. São só pensamentos e pensamentos não são fatos.

Se ainda assim, você continua em crise, então comece prestando atenção em tudo o que você está enxergando. Aonde você está? O que você enxerga ao olhar para os lados? Verbalize todos os objetos que você vê, faça uma leitura do ambiente. Em seguida, preste atenção ao que seus ouvidos escutam. Tem carro passando na rua? Cachorro latindo? Gente falando? O que você está ouvindo agora? Agora você pode tomar uma água, comer um pedaço de uma fruta, uma bala, ou algo que esteja ao seu alcance que seja mastigável. Depois disso, sinta o cheiro de algo, de qualquer objeto, perfume, comida, apenas sinta o cheiro de algo, o cheiro é bom? E por fim, toque em alguma coisa, preste atenção a esse toque, aperte uma almofada, amasse um papel, mas toque em algo.

Esse exercício faz com o que você desfoque por alguns minutos daquilo que está te ocasionando a crise, na grande maioria das vezes, o seu próprio pensamento.

Lembre-se, é uma crise de ansiedade, ela vai passar e você vai sobreviver.




Se estiver difícil lidar com as crises, ou seu desconforto estiver muito frequente, entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso site que nossas profissionais podem te ajudar! Faça terapia!

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page