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O que é ansiedade?

A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo a situações ameaçadoras, seja por um perigo real ou potencial. É natural, nos sentirmos ansiosos quando algo importante está para acontecer: antes de realizar uma entrevista de emprego, por exemplo, apresentar um trabalho, o primeiro encontro, etc. A emoção predominante diante da ansiedade é o medo. Medo de não dar certo, medo de errar, de algo ruim acontecer, medo de perder o controle, medo de não dar conta, entre tantos outros. Todas as nossas emoções são importantes, o medo foi o grande aliado a sobrevivência da nossa espécie, graças a ele, nosso corpo é capaz de avaliar perigos reais e reagir a situações de ameaças.

Então, a primeira pergunta que podemos fazer ao sentir ansiedade é: o que é realmente importante pra mim na situação? A ameaça é real ou não? Qual a chance de que os meus medos se concretizarem? Muitas vezes, alimentamos nossos medos com pensamentos catastróficos, numa proporção que não condiz com a realidade.

Por mais que seja natural, quando em excesso, a ansiedade é uma ameaça à saúde e bem estar, podendo afetar nosso trabalho, lazer, relacionamentos e outras áreas da vida. Quando a ansiedade sai do controle, podemos entender como um sinal do nosso corpo de que alguma coisa não vai bem em nossa vida e é um convite e oportunidade para cuidar de nós.




Como identificar uma crise de ansiedade?

Podemos experimentar a ansiedade no dia a dia, mas ela também pode vir de uma forma bem intensa e nos pegar desprevenidos, na forma de uma crise. A crise de ansiedade chega sem avisar, mas ela sempre dá indícios que está a caminho. Para identificar que se trata de uma crise, é importante se atentar aos sintomas. Uma crise é uma reação fisiológica e emocional de medo extremo e intenso nervosismo. O seu corpo vai fazer a leitura das mensagens que está recebendo do cérebro e reagirá aumentando a frequência cardíaca e consequentemente seu coração baterá mais acelerado, você pode sentir como se não conseguisse respirar, pois seu corpo está literalmente se preparando para lutar ou para fugir. Para se chegar a uma crise, primeiro vem a ansiedade, sem motivo aparente (ou você pode ter um motivo específico, ter uma crise de ansiedade antes de fazer o vestibular, por exemplo), você se sente mais inquieto, preocupado, com pensamentos intrusivos e quando você menos espera um medo exacerbado toma conta de você. Observe os sinais do seu corpo. Autoconhecimento é um grande aliado.


E quais os sintomas da ansiedade?


Como é sentir ansiedade? Isso varia muito de pessoa para pessoa. Você pode experimentar diferentes sintomas físicos, emocionais e comportamentais da ansiedade no seu dia a dia. Faça um exercício com a gente, e anote quais desses sintomas costumam acontecer com você. Assim, você já vai conhecendo melhor os sinais da ansiedade no seu corpo.


Sintomas físicos

Falta de ar, dificuldade para respirar

Aperto no peito

Coração disparado

Náuseas

Tontura

Calafrios, frio, arrepios

Formigamento nas mãos e pés

Tremores

Boca seca

Suor nas mãos

Pele sensível

Dores de cabeça ou enxaqueca


Sintomas Emocionais

Inquietação

Dificuldade para relaxar

Dificuldade para ficar parado

Medo de um perigo eminente

Irritabilidade

Hipervigilância

Vontade de se ferir

Pensamentos repetitivos que não consegue desligar

Insônia


Sintomas comportamentais

Roer as unhas

Mexer em espinhas, coçar a pele

Comer fora de hora

Tiques

Vícios (fumar, beber em excesso)


Agora, se você quiser fazer uma avaliação mais precisa ou conversar sobre suas percepções com uma profissional, entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso chat que nossa equipe está preparada para te atender!





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