top of page

Como amenizar a ansiedade no dia a dia?

Com algumas ações simples é possível trazer mais tranquilidade para o nosso dia a dia, que muitas vezes é tão atribulado!

É importante organizar a rotina, fazer algumas escolhas, refletindo sobre as escolhas que têm feito. Planejar suas prioridades, separar o que é importante do que é urgente, dizer não para o que não é prioridade, incluir uma rotina de autocuidado possível dentro da sua realidade (sono, alimentação, atividade física, lazer…).

Práticas de meditação são boas aliadas e nos ajudam a ir mais devagar, comer mais devagar... Aprender a fazer pausas, nosso cérebro precisa de descanso, de momentos de lazer, de preguiça, de não fazer nada.

Se a sua rotina for muito intensa, procure fazer pausas de 5/10 minutos, tomar uma água, prestar atenção a sua respiração, alongar o corpo. Importante lembrar que é humanamente impossível dar conta de tudo, é necessário terceirizar algumas atividades e sempre ter em mente que erros são grandes oportunidades de aprendizado, todos estamos sujeitos a errar, a cometer falhas, faz parte da nossa humanidade.

Tente não se cobrar tanto, nem todos os dias serão bons mas o sol sempre volta a aparecer. Respeite seu tempo, seu processo, aprenda a respeitar a sua própria existência. Se cuida, se ouça, se acolha e se permita.





Deixamos também algumas indicações de leitura que podem ser úteis!


Diário para Ansiosos: exercícios para aliviar o estresse e acabar com a ansiedade onde quer que você esteja. O nome já é super explicativo, mas podemos dizer por experiência que é um ótimo companheiro para seu autoconhecimento. Uma leitura muito leve, dinâmica e interativa, você vai preenchendo com suas descobertas enquanto lê.




Terapia Cognitivo Comportamental para leigos. Livro com exercícios para aprender a aplicar a TCC de uma forma prática e compartilhar com seu terapeuta.



Manual de mindfulness e autocompaixão - um livro rico em exemplos e exercícios para desenvolver a arte de mindfulness com a perspectiva da amorosidade e bondade por quem somos em primeiro lugar. Grande parte de nossa ansiedade vem da nossa luta em aceitar nossa humanidade, nesse livro ele nos conduz por um caminho de acolhimento que permite acolher nossas dificuldades para então enfrentar as adversidades.




Calma. Excelente livro, com base na filosofia e psicologia. Ao longo das página do livro, ele mostra como muitas vezes buscamos a calma onde ela não está, e como a calma e pouco valorizada e incentivada em nossa sociedade. Explica sobre as fontes (e falta de) calma nos relacionamentos, trabalho e na vida em geral e formas muito simples de cultivar a calma no dia a dia. É da coleção da “The school of life”, da editora sextante.






79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page